Caetano Veloso – Cinema Transcendental [1979]

Último capítulo da fase áurea de Caetano Veloso, Cinema Transcendental conserva o alto nível de seus predecessores, trazendo um material ainda mais diverso. O disco combina canções sintéticas no formato pop e momentos experimentais, intimistas ou mesmo de caráter regional.
A qualidade e simplicidade com que Veloso articula poesia, melodia e harmonia em canções como “Oração ao Tempo” e “Menino do Rio” saltam aos ouvidos desde a primeira audição. Não por acaso, essa dupla é favorita dos intérpretes brasileiros: Maria Bethânia, Djavan e Luiza Possi gravaram “Oração ao Tempo”, enquanto João Gilberto, Maria Rita e Baby Consuelo escolheram “Menino do Rio”. Também é digna de nota a belíssima interpretação de “Vampiro”, de Jorge Mautner, e de “Elegia”, de Péricles Cavalcanti e Augusto de Campos. Contudo, é possível perceber alguns momentos de inconsistência na segunda metade do disco: o material musical em “Louco Por Você” é muito pequeno para sua longa duração, e, no final do disco, predominam canções experimentais e regionais de menor relevância (salvo “Cajuína”).
Os arranjos de Cinema Transcendental combinam elementos acústicos e elétricos. Nas canções de estética pop, predominam violão (modificado), guitarra, teclado e bateria. Nas canções intimistas ou regionais, o violão aparece sem efeitos, acompanhado de percussão e, em alguns momentos, de outro instrumento, como a sanfona em “Cajuína” ou a flauta de bambú em “Aracajú”.
A década de ouro da carreira de Caetano Veloso termina com um ótimo disco. O compositor permanece inspirado e comprometido na tarefa de produzir canções de qualidade notável. Além disso, seu talento como intérprete surpreende a cada disco, como se ouve em “Vampiro”, uma de suas melhores gravações em estúdio. Enfim, apesar do final destoante, Cinema Transcendental é composto, em sua maior parte, por brilhantes canções que permanecem vivas no repertório do compositor e no imaginário de seus tantos admiradores.

Galeria Musical
caetano veloso cinema transcendental 1979 - Caetano Veloso - Cinema Transcendental [1979]
Caetano Veloso – Cinema Transcendental [1979]
  • Artista: Caetano Veloso
  • Álbum: Cinema Transcendental
  • Ano: 1979
  • Gêneros: MPB, Bossa nova, Samba
  • Duração: 00:40:04
  • Qualidade: 320 Kbps
  • Tamanho: 92 MB
  • Gravadora: Verve

Lista de músicas

  1. Lua de São Jorge (Caetano Veloso)
  2. Oração ao Tempo (Caetano Veloso)
  3. Beleza Pura (Caetano Veloso)
  4. Menino Do Rio (Caetano Veloso)
  5. Vampiro (Jorge Mautner)
  6. Elegia (Augusto de Campos / Péricles R. Cavalcanti)
  7. Trilhos urbanos (Caetano Veloso)
  8. Louco por você (Caetano Veloso)
  9. Cajuína (Caetano Veloso)
  10. Aracaju (Caetano Veloso / Tomás Improta / Vinicius Cantuária)
  11. Badauê (Môa do Catendê)
  12. Os meninos dançam (Caetano Veloso)

Sobre Download MPB

Você também pode gostar

Marília Mendonça - Discografia

Marília Mendonça – Discografia (2016 — 2020)

Marília Dias Mendonça (Cristianópolis, 22 de julho de 1995) é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *