Amelinha, Belchior & Ednardo – Pessoal do Ceará [2002]
Pessoal do Ceará é um álbum musical de Amelinha, Belchior & Ednardo. Ele foi produzido por Robertinho de Recife – guitarrista, compositor, produtor musical e arranjador musical brasileiro.
Lançado no ano de 2002, o disco de 14 faixas contém sutis releituras e também inclui 2 músicas inéditas, “Mote Tom e Radar” de Ednardo e “Bossa em Palavrões” de Belchior. Além das composições de Belchior e Ednardo, também estão presentes composições dos parceiros: Fagner, Climério e Vicente Lopes.

- Artistas: Amelinha, Belchior & Ednardo
- Álbum: Pessoal do Ceará
- Ano: 2002
- Gêneros: MPB, Forró
- Duração: 00:55:50
- Qualidade: 128 Kbps
- Tamanho: 53 MB
- Gravadora: Continental
- Produção: Robertinho de Recife
Lista de músicas
- TERRAL – (Ednardo) – Uma das primeiras gravadas por Ednardo, sucesso nacional, considerada Hino Cearense, suingue praieiro, ensolarada, com o trio o que é bom fica melhor.
- COMO NOSSOS PAIS – (Belchior) – Retrata encontros e desencontros de gerações com aguda clareza, relato de Belchior dos tempos de chegada, sucesso na voz de Elis Regina.
- NA HORA DO ALMOÇO – (Belchior) – Uma das primeiras gravadas por Belchior, com a qual venceu o IV Festival Universitário no Rio. A interpretação em dueto com Ednardo impulsiona esta música sempre atual.
- MUCURIPE – (Belchior/Fagner) – A interpretação de Amelinha está genial, anteriormente gravada por outros intérpretes. Em parceria com Fagner, música vencedora do Festival Estudantil em Brasília.
- PAVÃO MYSTERIOZO – (Ednardo) – Sucesso público e de crítica, record de vendas, um dos marcos da música brasileira, cordel e maracatu cearense. Um dos hits de Ednardo sempre em catálogo, tocado no Brasil e Exterior.
- MEDO DE AVIÃO – (Belchior) – Sucesso de Belchior fase de influência dos Beatles com a vertente popular de suas letras.
- ENQUANTO ENGOMA A CALÇA – (Ednardo/Climério) – Arrepare não, mas esta tem todo o jeito de agradar gregos e troianos. Versos simples e instigantes, música intuitiva e elaborada. Sucesso atual em rádios e forrós brasileiros.
- A PALO SECO – (Belchior) – Sucesso cantado por Belchior, Ednardo, Fagner em 73 nos discos solos de estréia, neste disco recebe as vozes do Trio ressaltando a poesia cortante da letra.
- PASTORIL – (Ednardo) – Sobre pastoris nordestinos numa linguagem universal, em momento inspirado e luminoso, esta música tem brilhante participação de Armandinho nos solos de bandolim e tudo para se tornar hit.
- ALUCINAÇÃO – (Belchior) – Do disco homônimo de 76 um dos records de vendas dos álbuns de Belchior.
- LAGOA DE ALUÁ – (Ednardo/Climério/Vicente Lopes) – Forró pé de serra, xote, a voz suave e doce da jandaia, bem colocada por Amelinha que dá um balanço todo especial, em vertente de interpretação que a celebriza.
- BOSSA EM PALAVRÕES – (Belchior) – Música inédita, peculiar e criativa construção poética, musical com abordagem de preciosos momentos românticos de Belchior.
- MOTE TOM E RADAR – (Ednardo) – Música inédita, com link entre os ritmos coco, repente, bumba boi, rabeca e violas, arranjo de alta categoria. Criada em novembro 2001, letra e música com grande poder de comunicação.
- ARTIGO 26 (Ednardo) – Em ritmo de festa junina, um arrasta pé de arraial puxado por Ednardo, Amelinha, Belchior. A letra da música fala da Padaria Espiritual.
Os músicos de “Pessoal do Ceará”
- Guitarra,Violão,Violas de 6 e 12 – Robertinho de Recife
- Teclados,Vibrafone – Luiz Antonio
- Violão – Ednardo
- Contra Baixo – Jamil Joanes
- Percussões – Firmino
- Bandolim – Armandinho
- Sanfona – Aldrin de Caruaru
- Gaita – Milton Guedes
- Coro – Roberta de Recife, Aldrin Isidoro, Luiz Antonio
Ficha técnica
- Diretor Artístico – Wilson Souto Jr.
- Gerente Artístico – Márcio Rolim
- Assistente de Marketing – Élida Bindandi
- Produzido, Gravado, Mixado por Robertinho de Recife no Special Estúdio – Rio de Janeiro, Novembro 2001
- Assistente de Produção – Cláudia André
- Assistente de Estúdio – Aldrin Isidoro
- Masterização – Ricardo Garcia no Magic Master
- Capa – Cristina Portella
- Fotos – Adriana Pitiglianni
- Assistente de Foto – Antonio Terra
- Produção – Clara Castro
- Assistentes – Joana Mazza e Tatiana Dager
- Coordenação Gráfica – Silvia Panella