Caetano Veloso – Livro [1997]
Livro é um álbum de estúdio do cantor, músico e compositor baiano Caetano Veloso, lançado em 1997. Neste álbum o próprio Caetano afirma haver contrapontos, divergências e semelhanças entre sua carreira e a de Chico Buarque, o título do álbum refere-se ao livro em que Caetano escreve enquanto produzia seu álbum. Entre os destaques do disco estão: “Não enche” (homenagem a “Se manda” de Jorge Ben Jor); “Pra ninguém” (contraponto de “Paratodos” de Chico Buarque), “Você é minha” e “Minha voz, Minha vida”. O disco contém também uma versão narrada de um trecho do poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves.
Livro (álbum): Wikipédia, a enciclopédia livre
Livro é um disco bastante brasileiro, tanto do ponto de vista da criação quanto pelas escolhas estéticas nos arranjos. Predominam harmonias que remetem ao samba e à bossa-nova, acompanhadas, em sua maioria, por grandes conjuntos de percussão e pelo violão característico de Veloso.
Na abertura do disco, o samba “Os Passistas” se mostra um bom começo pelos versos bem assentados na harmonia simples, porém eficiente. “Livros” traz um texto interessante, apesar do acompanhamento um tanto sujeitado à declamação da poesia. “Onde o Rio é Mais Baiano” combina o samba tradicional com elementos da música baiana dos anos noventa. “Manhatã” é uma canção menos expansiva que se destaca pela melodia elaborada. De caráter experimental, “Doideca” possui densidade rítmica e melódica, mas soa um tanto gratuita. Já “Um Tom”, também de cunho experimental, possui construção minimalista e se destaca pela inventividade melódica. Ainda se valendo do minimalismo, “How Beautiful Could a Being Be”, de Moreno Veloso, se desenvolve em torno da frase-título em uma trama interessante. “Você é Minha” é construída a partir do padrão rítmico de “Você é Linda”, do álbum Uns (1983), compartilhando com esta, ainda, a melodia do refrão, embora em uma harmonia diferente. “O Navio Negreiro” é uma leitura de fragmentos do poema homônimo de Castro Alves. “Não Enche” é o melhor momento do disco: uma canção bem escrita, extrovertida e de ritmo latente, sintetizando, de certa forma, a proposta estética do disco. O samba-canção “Minha Voz, Minha Vida” é bem acabado e traz a novidade do acompanhamento por percussão. “Pra Ninguém” relembra grandes intérpretes da música brasileira, coroando, no final, João Gilberto. “Alexandre” canta a vida de Alexandre, o Grande, príncipe e rei da Macedônia. O disco ainda traz uma ótima leitura do samba “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso.
O grande diferencial da sonoridade de Livro está na forte presença, do início ao fim, de percussões contundentes. Em alguns momentos, como em “Onde o Rio é Mais Baiano”, o samba ganha feições da recente música baiana de trio elétrico. Vale destacar, também, a presença do naipe de metais em “Não Enche” e a guitarra brilhantemente executada (porém não creditada) em “How Beautiful Could a Being Be”.
Livro é um bom disco de canções criteriosas e arranjos impecáveis. Sua assinatura é o grande grupo de percussões, e o melhor momento, “Não Enche”, canção que explora com sucesso as propostas estéticas escolhidas por Veloso neste trabalho.
Resenha do CD “Livro”, de Caetano Veloso: Galeria Musical

- Artista: Caetano Veloso
- Álbum: Livro
- Ano: 1997
- Gêneros: MPB
- Duração: 00:54:15
- Qualidade: 320 Kbps
- Tamanho: 125 MB
- Gravadoras: Mercury, Philips
- Produção: Caetano Veloso, Jaques Morelenbaum
Lista de músicas
- Os passistas (Caetano Veloso)
- Livros (Caetano Veloso)
- Onde o Rio é mais baiano (Caetano Veloso)
- Manhatã (Caetano Veloso)
- Doideca (Caetano Veloso)
- Você é minha (Caetano Veloso)
- Um Tom (Caetano Veloso)
- How beautiful could a being be (Moreno Veloso)
- O navio negreiro (excerto) (Antonio de Castro Alves)
- Não enche (Caetano Veloso)
- Minha voz, minha vida (Caetano Veloso)
- Alexandre (Caetano Veloso)
- Na Baixa Do Sapateiro (Ary Barroso)
- Pra ninguém (Caetano Veloso)
Companhias, etc.
- Phonographic Copyright (p) – PolyGram Do Brasil Ltda.
- Copyright (c) – PolyGram Do Brasil Ltda.
- Manufactured By – Microservice – Microfilmagens e Reproduções Técnicas Ltda.
- Distributed By – PolyGram Do Brasil Ltda.
Créditos do álbum “Livro”
- Engineer, Mixed By – Moogie Canazio
- Executive-Producer [Direção Artistica] – Max Pierre
- Mastered By – Bernie Grundman
- Mixed By [Assistant] – Jun Murakawa, Mike Aarvoldo*
- Producer, Arranged By – Caetano Veloso, Jaques Morelenbaum
- Recorded By [Assistant] – Duda Mello