Download MPB

O melhor da música popular brasileira!

“Vício Elegante” é um álbum do cantor e compositor brasileiro Belchior, lançado em 1996.

O ano é de 1996. O compositor e cantor Belchior entra em estúdio para gravar o penúltimo disco de sua carreira. Para a direção musical e arranjos, a gravadora GPA convoca o pianista e compositor Ricardo Bacelar, sob a produção de Guti Carvalho.

A ideia era fazer um disco explorando o lado intérprete de Bel­chior. Ele e Bacelar estão à vontade: os dois são cearenses e já dividiram o palco algumas vezes. No repertório, Roberto Car­los, Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, Chico Buarque.

Para completar o repertório, Belchior propõe a Ricardo Bacelar que componham uma canção, e no estúdio os dois trabalham incessantemente até que terminam Vício Elegante, a última letra inédita gravada por Belchior, e que acaba dando nome ao disco. Bacelar guarda com carinho uma fita que registra o momento em que os dois trabalham na melodia. A amizade dos dois se iniciou em 1988, quando tocaram juntos pela primeira vez. Bacelar trabalhou em alguns discos da gravadora de Belchior (Camerati). E Belchior participou de uma faixa no primeiro disco solo de Bacelar: Tempos de Liberdade (Ricardo Bacelar/Jorge Hélio Chaves), do álbum in natura (2001).

Vinte e dois anos depois daquela gravação, e um ano após a morte de Belchior, Ricardo Bacelar homenageia o parceiro e amigo regravando esta canção que reúne muitos dos atributos do letrista Belchior: o lirismo refinado e antenado com os anos 1990.

Para efetuar o registro, Bacelar convidou Delia Fischer para escrever o arranjo de cordas e produzir a gravação. Realizada no estúdio da Biscoito Fino, Delia reuniu uma orquestra com oito violinos, duas violas, dois violoncelos e um contrabaixo com o piano e voz de Ricardo. Felipe Abreu fez a preparação vocal. O resultado é suave, poético e inspirador.

Ricardo Bacelar, que integrou o grupo carioca Hanói-Hanói lançou, em 2018, o terceiro trabalho solo de sua carreira: Sebastiana. Com uma vertente jazzística, o disco foi gravado e mixado em 2017 em Miami, nos Estados Unidos, nos lendários estúdios Hit Factory (Criteria) e Rebel11. Lançado em março de 2018 na América Latina, Japão, Europa e Estados Unidos, entrou na lista dos 50 discos mais tocados nas rádios de jazz norte-americanas em abril e durante 16 semanas ficou entre os 100 mais tocados. Sebastiana gravita em torno de uma releitura latino-americana de uma porção do repertório da música brasileira.

Vício Elegante – Ricardo Bacelar homenageia Belchior regravando canção: DM Online
Capa do álbum "Vício Elegante", de Belchior, lançado em 1996
Belchior – Vício Elegante [1996]
  • Artista: Belchior
  • Álbum: Vício Elegante
  • Ano: 1996
  • Gêneros: MPB
  • Duração: 00:45:52
  • Qualidade: 128 Kbps
  • Tamanho: 44 MB
  • Gravadora: GPA Music

Lista de músicas

  1. Almanaque (Chico Buarque)
  2. Doce Mistério Da Vida (Ah! Sweet Mistery Of Lif) (V. Herbert)
  3. O Tolo (Erasmo Carlos / Roberto Carlos)
  4. Taxi Boy (Garoto De Aluguel) (Zé Ramalho)
  5. Esquadros (Adriana Calcanhoto)
  6. Aliás (Djavan)
  7. Vício Elegante (Ricardo Bacelar / Belchior)
  8. O Nome Da Cidade (Caetano Veloso)
  9. Charme Do Mundo (Marina Lima / Antônio Cícero)
  10. Aparências (Cury / Ed Wilson)
  11. Paixão (Kledir Ramil)
  12. Eternamente (Liliane / Sergio Natureza / Tunai)
  13. Panis Angelicus (Sergio Tannus / Tradicional / Zé Américo)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.